Sede realiza balanço positivo de ações e projetos em seminário de resultados 2021

Com a atração histórica de investimentos de R$ 189 bilhões, houve a geração de 100 mil novos empregos no estado

Com foco no desenvolvimento para geração de emprego e renda no estado, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, destacou a série de conquistas alcançadas pela pasta no período de 2019 a 2021, durante a realização de Seminário de Resultados no Auditório JK.

Em aproximadamente 35 meses de gestão, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Invest Minas), supera a meta de R$ 150 bilhões, programada para ser alcançada ao final de 2022, batendo recorde histórico de R$ 189 bilhões em atração de investimentos e gerando 100 mil novos empregos no estado.

Enquanto em governos anteriores a média anual de atração de investimentos girava em torno de R$ 11 bilhões, a atual gestão bate a marca histórica de atrair somente em 2021 o montante de R$ 102,1 bilhões, batendo recorde anterior de 2019, que foi de R$ 56 bilhões. O resultado foi fortemente impactado pelo desempenho deste ano, que teve a maior arrecadação desde o início da atividade de mensuração do Invest Minas, na época Indi, em 1998.

As atrações de investimentos contemplam 99 projetos nas áreas de mineração (R$ 43,4 bilhões), energias (R$ 7,3 bilhões), eletroeletrônicos (R$ 11,5 bilhões), alimentos e bebidas (R$ 3 bilhões), indústria química e fármacos (R$ 43 milhões), e-commerce e serviços (R$ 1,7 bilhões), além de outras.

“É muito importante a gente compartilhar o que fazemos e falar aqui sobre a influência que isso tem em outras áreas, contribuindo para o engrandecimento da equipe e a melhoria do ambiente de trabalho”, salientou Passalio, que na sequência exibiu um vídeo contendo mensagem do governador Romeu Zema para os servidores da Sede.

“É com muita alegria que reforçamos nossa missão de colocar Minas nos trilhos, realizando uma gestão em que se faz mais com menos e o desenvolvimento tem avançado em todas as áreas. Estou muito satisfeito com os resultados alcançados neste 2021, especialmente na atração de investimentos, com Minas Gerais batendo a marca histórica de R$ 189 bilhões. Sabemos que foram muitas ações e projetos realizados por cada um de vocês com o propósito de arrumar a casa e transformar Minas, cada vez mais, em um estado amigo de quem trabalha, empreende e gera empregos”, afirmou Zema, desejando ótimas festas ao final da mensagem.

Liberdade econômica

A liberdade econômica, desburocratização e segurança jurídica são pilares desta atual gestão, segundo o secretário Passalio, sendo Minas Gerais hoje o estado mais livre para se empreender no país e também primeiro no ranking nacional de dispensa de alvarás e licenças. Esse resultado está impactando positivamente a vida de quase 8 milhões de mineiros que vivem em municípios que aderiram às diretrizes do Minas Livre para Crescer, programa do Governo de Minas que auxilia as administrações municipais a adotarem uma legislação mais amigável para empreendedores de todos os portes.

Adesão histórica de 190 municípios

Segundo o subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido, 190 municípios mineiros detêm regulamentação de liberdade econômica. A lista engloba cidades de várias regiões do estado que formalizaram intenções por intermédio de decretos municipais, estabelecendo uma série de ações que objetivam potencializar o desenvolvimento econômico local. “Esse número é histórico e representa um importante progresso para o Governo de Minas que traçou, em janeiro deste ano, a meta de alcançar, até junho de 2022, a adesão de 150 municípios ao programa Minas Livre para Crescer”, emendou.

Confira aqui outras ações da Sede.