Transforma Minas completa 3 anos com 51,4% de mulheres selecionadas para cargos de liderança

Criado em 2019, o programa do Governo do Estado, coordenado pela Seplag, é pioneiro no processo de seleção e desenvolvimento de gestores

Na data de aniversário do Transforma Minas, que completou nesta terça-feira (8/3) três anos de implantação no Governo do Estado, e quando se comemora também o Dia Internacional da Mulher, 111 mulheres já foram nomeadas até o momento em processos seletivos do Programa, o que representa 51,4% os cargos de liderança selecionados.

Para a coordenadora do Transforma Minas, Luciana Custódio, o dado é simbólico na luta por igualdade de direitos e na importância de garantir paridade de gênero nos ambientes de trabalho, nos órgãos, nas entidades, nas instituições e em posições de poder.

O Programa, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), se tornou referência nacional em gestão de pessoas, ao proporcionar inovação na forma de seleção e desenvolvimento de lideranças na administração pública, com foco na melhoria da prestação dos serviços.

Até o momento, foram realizados por meio do Transforma Minas 227 processos seletivos e 216 profissionais foram nomeados para cargos estratégicos e de liderança nos órgãos e entidades do Executivo mineiro. Além disso, mais de 110 servidores do segundo escalão e lideranças regionais já participaram de ações de desempenho e desenvolvimento que compõem as outras frentes de atuação do Programa.

“O Transforma Minas possui um protagonismo ímpar em nosso Estado e é uma referência para as administrações públicas em âmbito nacional. Vamos continuar avançando, pois a política de gestão de pessoas precisa estar em evolução constante para melhoria do alcance dos resultados e dos serviços prestados pelo Estado”, destaca a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Frentes de Atuação

O Transforma Minas atua em três frentes. Na de “Atração e Seleção” são realizados processos seletivos baseados em critérios que levam em conta as competências dos candidatos, a capacidade de enfrentar os desafios do setor público e a adequação para o cargo proposto.

A frente de “Desenvolvimento e Desempenho” propõe o desenvolvimento dos líderes para atuarem de forma inovadora e estratégica no Estado. É estruturada em dois programas: o Sistema de Gestão de Desenvolvimento e Desempenho (SGDD), voltado para as lideranças do segundo nível hierárquico do Estado, e o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Regionais (PDLR). Ambos contam com a parceria da Fundação João Pinheiro (FJP) para ações formativas e buscam valorizar e desenvolver competências específicas para cargos de liderança, como orientação para resultados, engajamento e comunicação.

A frente de “Engajamento” foi lançada em janeiro de 2022 e tem como objetivo acompanhar e fomentar, periodicamente, o engajamento das lideranças nomeadas e suas equipes, zelando pela aderência ao cargo ocupado e seus desafios.

De acordo com Luciana Custódio, para esta última frente serão utilizados instrumentos e metodologias de pesquisa para diagnosticar o engajamento dos servidores do Estado.

“A primeira rodada de pesquisa foi finalizada e, agora, acontecem as Entrevistas em Profundidade com uma amostra dos participantes da fase quantitativa da pesquisa. Com as respostas, será possível entender quais são as características fortes e fracas no âmbito do engajamento e, consequentemente, serão propostas ações de reforço e melhoria dos pontos de atenção colhidos através do questionário”, explica.

Regulamentação

Com o objetivo de perpetuar os avanços já alcançados pelo Transforma Minas no Estado, duas normas foram publicadas em dezembro de 2021 e em fevereiro de 2022.

A primeira delas, o Decreto nº 48.330, dispõe sobre o Programa de maneira ampla: sua finalidade, estrutura, instâncias de governanças externas. Já a segunda, é uma Resolução Conjunta, nº 10.525, que estabelece diretrizes, regras e procedimentos referentes à Frente de Atração e Seleção do Programa. Ambas estão disponíveis na página do Programa Transforma Minas. Clique aqui para acessar.

Oficinas

Na frente de Atração e Seleção, as entrevistas dos candidatos do Programa Transforma Minas são conduzidas e avaliadas pelas equipes de Recursos Humanos dos órgãos demandantes das vagas. De acordo com Luciana Custódio, a cada processo seletivo a equipe do Núcleo do Programa elabora os instrumentos necessários, oferece treinamento e presta apoio ao longo da etapa.

“Com o objetivo de fortalecer ainda mais a capacitação para a realização e análise das entrevistas, a equipe oferecerá, com o apoio dos parceiros Vamos! e Gesto, um treinamento para todas as unidades setoriais de Recursos Humanos.”, destaca Luciana Custódio.

O objetivo do treinamento, previsto para ser iniciado na última semana do mês de março, tem como objetivo aprofundar a temática de entrevista por competência, elaboração de feedback e comunicação assertiva, além dos vieses inconscientes de percepção.