UAI Praça Sete absorve serviços da sede do Detran de BH

Atendimentos devem ser agendados nos canais oficiais do Governo de Minas

A partir deste mês de novembro, a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, localizada no Centro de Belo Horizonte, irá absorver de forma progressiva os serviços de atendimento ao cidadão do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), antes prestados na sede da Avenida João Pinheiro, 417, bairro Boa Viagem.

Durante este mês, os condutores e proprietários de veículos poderão realizar os serviços nos dois locais. No entanto, a partir de dezembro, o atendimento será concentrado na UAI.

A UAI Praça Sete já realiza alguns serviços do Detran-MG como prova eletrônica de legislação, entrega de Carteira Nacional de Trânsito (CNH) e aqueles relacionados a veículos.

Agendamento

Com a incorporação, um total de 36 serviços do Detran serão prestados pela equipe UAI. Entre os novos serviços estão alteração de dados, renovação de CNH, adição de categorias à carteira e cadastros biométricos. Confira a lista completa aqui (https://www.mg.gov.br/conteudo/geral/agendamento-online-gratuito).

É necessário agendar o atendimento na unidade para garantir comodidade ao cidadão e evitar filas no local. O agendamento deve ser feito nos canais oficiais do Governo de Minas – site do Detran-MG (www.detran.mg.gov.br), Portal MG (www.mg.gov.br) e aplicativo MG App. A migração não altera agendamentos que já tenham sido realizados para a sede do Detran-MG. Diversos serviços também são oferecidos em formato digital nesses canais, dispensando o comparecimento presencial à unidade de atendimento.

Modernização

A migração completa dos serviços do Detran-MG para a UAI Praça Sete faz parte do trabalho do Governo de Minas para garantir eficiência na prestação de serviços públicos e economia para o Estado. É o que explica o superintendente Central de Canais de Atendimento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), órgão responsável pela coordenação das UAIs, Lucas Vilas Boas.

“A incorporação dos serviços do Detran-MG pela UAI vai nos permitir avançar, ainda mais, na melhoria de serviços para os mineiros. A medida traz facilidades para a população, amplia a variedade de serviços integrados em um único local e gera eficiência para o Estado, que economizará gastos com a migração”, destaca o superintendente.

Lucas Vilas Boas também reafirma o empenho do Governo de Minas em simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. “A equipe da UAI é especializada para realizar atendimento ao público de maneira ágil e com qualidade. Adotamos, sempre que possível, tecnologias para eliminar etapas presenciais, mas mantemos um atendimento presencial humanizado para que ninguém seja excluído”, garante.

De acordo com o diretor do Detran-MG, delegado Eurico da Cunha Neto, as UAIs possuem toda infraestrutura e profissionais qualificados para atender as demandas relacionadas ao órgão de trânsito. “A oferta dos serviços do Detran-MG faz parte de um conjunto de ações para modernizar e desburocratizar os processos de habilitação e veículos, com mais eficiência e comodidade para o cidadão”, afirma.

A UAI Praça Sete fica na Avenida Amazonas, 478, Centro, Belo Horizonte.