PIB de Minas Gerais cresce 8,1% no terceiro trimestre de 2020

  • ícone de compartilhamento

Nesta sexta-feira (11/12), às 14h, a Fundação João Pinheiro (FJP), por meio da Coordenação de Contas Regionais (Diretoria de Estatística e Informações), apresenta os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais para o terceiro trimestre de 2020.

Após o colapso de atividades devido aos reflexos da pandemia de covid-19 ocorrido no segundo trimestre do ano, o PIB de Minas Gerais apresentou expansão de 8,1% no terceiro trimestre de 2020 (em comparação aos três meses anteriores).

A razão foi a retomada gradual das atividades e a flexibilização de medidas de restrição à circulação de pessoas.

Para a economia brasileira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou um crescimento de 7,7% na mesma base de comparação.

No entanto, é importante analisar este resultado com ressalvas já que a recuperação do terceiro trimestre incidiu sobre uma base de comparação extremamente deprimida e o nível de atividade ainda não foi capaz de retornar ao patamar do período pré-pandemia.

O resultado positivo no terceiro trimestre de 2020 em Minas Gerais refletiu a forte influência da retomada ocorrida na indústria de transformação (21,1%) e no comércio (16,1%).

No Brasil, as recuperações dessas atividades econômicas também tiveram destaque com crescimento, respectivamente, de 23,7% e 15,9%. 

 

  • Confira neste link a íntegra do relatório da FJP referente ao PIB de Minas Gerais no terceiro trimestre de 2020;
     
  • Veja, também, o release divulgado pela Fundação João Pinheiro após a apresentação dos resultados.