Governo de Minas promove formação prática de agentes de Defesa Civil em áreas de risco
Com alunos mineiros e de outros estados, a atividade integra o curso de capacitação realizado em parceria com Uemg e SGB
O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), promoveu, entre terça e quarta-feira (24 e 25/6), visitas técnicas a áreas de risco no município de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e a um centro de monitoramento de estruturas.
A atividade faz parte da etapa prática do Curso de Formação para Agentes de Proteção e Defesa Civil, cujo objetivo é capacitar profissionais para uma atuação mais eficiente na prevenção e na resposta a desastres.
Ao todo, 132 alunos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Roraima, Rondônia participaram do curso, que já está em sua quarta edição.
O curso é fruto de uma parceria entre Defesa Civil, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Serviço Geológico do Brasil (SGB). A formação é dividida em duas etapas: uma teórica, realizada no formato EAD, e outra prática, com atividades em campo.
Antes da visita a Sabará, os alunos participaram de uma aula sobre Mapeamento de Área de Risco, ministrada por Douglas Cabral, especialista do SGB. A capacitação abordou os principais critérios técnicos para identificação e análise de áreas suscetíveis a desastres, como deslizamentos e inundações.
A atividade em campo foi acompanhada pela Defesa Civil de Sabará e integrantes do SGB, que conduziram os alunos a colocar em prática os conceitos aprendidos, reconhecendo áreas críticas e avaliando as condições de risco, como ocupação irregular e degradação ambiental.
O 2º Sargento BM Maciel, da Defesa Civil de Rondônia, ressaltou a importância de levar o conteúdo teórico para a prática. “O curso tem contribuído muito para o nosso conhecimento, principalmente em relação às situações de campo. Nós podemos perceber o quanto é importante a percepção de risco. Então, estamos tirando muitas lições, principalmente na questão estrutural da Defesa Civil de Minas Gerais, que é uma referência no Brasil. Pretendemos repassar para os municípios de Rondônia e fazer com que a Defesa Civil cresça cada vez mais”.
Já o Capitão BM Stobbe, da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, destaca a troca de experiências como ponto fundamental da capacitação. “O curso foi muito engrandecedor para nós, principalmente quando ao networking de conhecer outras COMPDECs e em poder contar com a expertise de Minas Gerais. É um estado que tem uma estrutura diferente do Rio Grande do Sul e que vai contribuir muito com a gente quando voltarmos”.
A programação seguiu com uma visita a um centro de monitoramento, onde os participantes conheceram as tecnologias utilizadas no acompanhamento e na gestão de riscos relacionados a estruturas de mineração.
Segundo o coordenador estadual de Defesa Civil, Coronel PM Paulo Roberto Bermudes Rezende, a iniciativa fortalece o compromisso do Estado com a capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente da proteção da população. “Capacitar agentes de defesa civil é fundamental para fortalecer a cultura de prevenção e garantir respostas mais rápidas e eficazes em situações de emergência. Esse curso é uma oportunidade de alinhar teoria e prática, com base na realidade das áreas de risco”, destacou.
Com a capacitação, o Governo de Minas reforça o compromisso com a formação contínua dos agentes de proteção e defesa civil, visando fortalecer a cultura de prevenção e a capacidade de resposta em situações de emergência.