Governo fecha acordo para fortalecer polo audiovisual da Zona da Mata

Parceria vai ampliar a divulgação de produções, além de levar programas de capacitação para outras cidades e regiões do estado

  • ícone de compartilhamento

Rede Minas / Divulgação

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), acabam de formalizar parceria com a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata, em Cataguases.

O acordo vai contribuir estrategicamente para a efetividade de políticas públicas relevantes para o segmento e a comunidade,  por meio do apoio mútuo no desenvolvimento de atividades de cultura, comunicação, educação, cidadania e demais serviços públicos.

Presidente da EMC, Sérgio Rodrigo Reis destaca a importância do acordo para o setor audiovisual de todo o país. “Este é um processo colaborativo. A união dessas duas forças, EMC e Polo Audiovisual da Zona da Mata, traz uma perspectiva que aproxima a produção e a promoção, dois pontos que são especialidades da Rede Minas e da Rádio Inconfidência”. 

A parceria também foi celebrada pelo presidente da Agência de Polo Audiovisual, Cesar Piva. “É uma alegria muito grande fechar essa parceria com a EMC. Com a força da plataforma que está sendo inaugurada, da rádio e da televisão, vamos poder levar as nossas produções a todos os cidadãos. Sonhávamos com este plano de ação há muito tempo e, com toda a experiência que possuímos, estamos cumprindo uma missão importante juntamente com o estado”.

Conteúdo

Um dos pontos da parceria é a disponibilização de conteúdos audiovisuais por intermédio da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata, para exibição na plataforma de streaming pública e gratuita EMCplay, ampliando a difusão e a descentralização das produções. 

Para a diretora de Desenvolvimento e Promoção do Audiovisual da EMC, Flávia Moreira, o acordo compreende em uma troca rica de conteúdo. “A EMCPlay vem com várias novidades, entre elas, atividades de formação, cooperação e capacitação, que são fundamentais para a formação de novos realizadores desta cadeia produtiva do setor audiovisual. Cataguases e as regiões próximas conseguem atrair várias produções audiovisuais. Queremos pegar essa expertise deles e passar para outros municípios. Acreditamos que essa parceria será muito positiva.”

O acordo foi firmado na semana em que se comemora os 125 anos de Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema brasileiro,  que nasceu em 30 de abril de 1897, numa fazenda de Volta Grande, perto de Cataguases, na Zona da Mata.

A cidade também comemora os 20 anos de inauguração do Centro Cultural Humberto Mauro, da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho. Este marco foi o ponto de partida para a formação da rede de projetos e parcerias que resultaram na criação do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.



Últimas