No Rio de Janeiro, governadores anunciam a criação do Consórcio da Paz
União entre os estados vai debater medidas conjuntas e promover apoio institucional no combate ao crime organizado e às facções criminosas
O governador Romeu Zema participou, na quinta-feira (30/10), no Rio de Janeiro (RJ), da reunião entre governadores que discutiu ações efetivas que serão realizadas entre os Estados no combate ao crime organizado e às facções criminosas.
O encontro foi realizado após a megaoperação promovida pelas forças de segurança do Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho, um dos maiores grupos criminosos do país.
Na oportunidade, os chefes dos Executivos estaduais presentes se solidarizaram com a situação enfrentada pela população carioca e anunciaram a criação do Consórcio da Paz, que vai unir os estados brasileiros no combate à criminalidade no país.
O consórcio interestadual tem o objetivo de promover a troca de experiência, soluções e ações no combate ao crime organizado e a manutenção da paz. Será um espaço de integração entre os estados que se apoiarão com a cessão de contingente policias, partilha de inteligência policial e apoio financeiro.
O governador Romeu Zema destacou a importância da ação no combate ao crime organizado e na proteção da população. 
"Quem ocupa espaço é terrorista. Se um país invadir o Brasil, vamos ficar aqui aplaudindo? Falando que não é invasão, que não é um atentado à soberania do Brasil? Sabemos que essas facções controlam territórios, colocam barricadas, incendeiam ônibus, têm armas de uso exclusivo das forças armadas, extorquem a população", disse. 
Presença
Também participaram do encontro os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, de Goiás, Ronaldo Caiado, de Santa Catarina, Jorginho Melo, do Mato Grosso do Sul, Eduardo Ridel, de São Paulo, Tarcísio de Freitas e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.
Megaoperação
As forças de segurança do Governo do Estado do Rio de Janeiro prenderam 81 criminosos, entre eles um dos líderes conhecido como Belão, e apreenderam 93 fuzis na Operação Contenção, realizada, na última terça-feira (28/10), nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. 
