Romeu Zema toma posse para segundo mandato como governador de Minas em 1º de janeiro

Após evento na ALMG, governador e vice seguem para o Palácio das Artes; cerimônia será austera

O governador reeleito Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus tomam posse no dia 1º de janeiro de 2023, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Logo após a sessão, eles seguem para o Palácio das Artes, na Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, para a cerimônia de recondução ao cargo.

Romeu Zema foi reeleito governador de Minas no primeiro turno das eleições, com 6.094.136 votos (56,18% dos válidos). Ele e Professor Mateus foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), no dia 19 de dezembro de 2022. A diplomação os habilitou a assumirem e exercerem os respectivos mandatos eletivos.

Nos últimos quatro anos, o trabalho de Romeu Zema foi pautado na busca pelo equilíbrio das contas, respeito ao dinheiro público e ao contribuinte e pela parceria com as prefeituras. Assim, por orientação do próprio governador, a cerimônia de recondução ao cargo será austera, sem mordomias e marcada pela presença dos prefeitos, que caminharam junto com a atual gestão para que o estado voltasse aos trilhos do desenvolvimento e da geração de emprego e renda.

Cerimônia

Logo na chegada ao foyer do Palácio das Artes, às 11 horas da manhã, Romeu Zema passa em revista a Guarda de Honra formada por cadetes da Polícia Militar de Minas Gerais, e em seguida, se encontrará com o vice-governador eleito, Professor Mateus. Eles farão reverência à bandeira de Minas Gerais e se dirigirão ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes, onde participarão da cerimônia ao lado de chefes de outros Poderes e de representantes de instituições de Minas Gerais. Ambos farão um pronunciamento.

Ao longo da cerimônia, três grupos musicais se apresentarão para o público. Primeiro, o grupo Quinteto Minas apresenta um repertório que vai do clássico ao popular em versão instrumental, trazendo a cultura do cancioneiro mineiro para a ocasião.

Outra atração será o Coral Afro Vozes de Caxambu, iniciativa que nasceu em 2003 como projeto pedagógico que desenvolve a formação artística para os estudantes da Escola Municipal Bernardo Ferreira Guimarães, localizada no Quilombo Caxambu, no município de Rio Piracicaba.

Já no encerramento, será a vez da Guarda de Congo da Irmandade do Rosário e São Benedito realizar um cortejo, levando a cultura do Reinado para o Palácio das Artes. A Guarda de Congo é oriunda da cidade de Carmo do Cajuru e já tem mais de 90 anos de existência.

O foyer do teatro também receberá 11 produtores mineiros premiados, que oferecerão para degustação dos convidados produtos como cafés especiais, cachaças, queijos e azeite de abacate. Eles também poderão compartilhar suas histórias e tradições com o público, antes e depois da cerimônia.

Clique aqui para conferir o perfil do governador eleito

Clique aqui para conferir o perfil do vice-governador eleito